O blog começou em 2009 com o registro de uma vida de Au Pair e se tornou referência para outras pessoas viverem a mesma experiência. O blog me trouxe novos amigos e uma série de acontecimentos que dão orgulho demais. Hoje temos aqui um resumo de textos aleatórios sobre qualquer assunto. Boa leitura!

terça-feira, 18 de maio de 2010

Publicidade Americana

Hora de falar da publicidade americana e como os americanos se comportam com tanta tecnologia.

A coisa mais normal do mundo é sair de casa e ver todo mundo com seu iPhone na mão, ou Blackberry, teclando sem parar ou pendurado no telefone por horas. Primeiro que as companhias telefônicas ajudam bastante com os planos. Mensagens ilimitadas, minutos ilimitados por preço de banana. Você pode até mesmo comprar seu telefone nas "farmácias-mercado" que eles tem aqui. Existem celulares por $10 dólares. O meu foi esse preço. Outra que os comerciais são de concorrência escancarada. AT&T expõe Verizon, Verizon critica T-Mobile e assim vai. Um atira no outro sem receio e não existe CONAR pra poder barrar isso. Aqui é liberado. E com tanta facilidade e mobilidade não tem como não ficar em contato com o que acontece no mundo. No meu caso, meu companheiro inseparável é o iPod. Não tenho acesso à internet frequentemente, porque é preciso WiFi, ou Wireless como preferirem. Mas tá aí outra coisa que as empresas telefônicas oferecem. Se você fechar o plano com o Optimum Online por exemplo, você consegue ter ligações de graça pra qualquer telefone dentro dos Estados Unidos, inclusive celular, direto do seu telefone de casa. Vem incluso também no plano a TV por assinatura, mais a internet em casa, mais o acesso à Optimum WiFi nas ruas. A Optimum tem cobertura por todo o país, portanto basta você cadastrar seu login e senha no iPod e é possível usar em todo canto. Meu iPod estará configurado ainda essa semana, aí sim terei acesso em qualquer canto que tiver sinal da Optimum.

É uma maluquice como os americanos são viciados em tecnologia. Por mim se você conhece alguém no bar, o que você pede? O número de telefone certo? Errado. Aqui os americanos perguntam "Você tem Facebook?". Tiram o telefone do bolso, te adicionam e essa será UMA das formas de contato. Sofisticado não? Eu amo esse mundo vasto de informações e comunicação, então é uma mão na roda. O difícil vai ser quando voltar pro Brasil e ter que controlar a tagarelice e também as text messages.

Falei da parte TV e celular, agora sobre a parte de publicidade em geral, pelas ruas. Nossa! Se for falar de New York City por exemplo, só tenho uma palavra pra resumir isso: Poluição. É uma poluição visual sem tamanho. O Kassab morreria aqui. Nos panfletos, na divulgação de mídia impressa, as coisas são feitas sem padronização, letras grandes com pequenas, cores estranhas, e aí me lembro de tudo que aprendi na faculdade. Tanta padronização pra facilitar a vida das pessoas, e aqui eles pouco se importam se você tem problema de visão rs. Já peguei flyers que me deixaram de queixo caído. Horrível. Não conseguia entender o contexto, as imagens não condiziam com a mensagem, uma coisa bizarra. Mas enfim, essa é a cultura americana e agora entendo o porquê da publicidade brasileira se destaca. Até mesmo outras publicidades se destacam perto dessa desorganização visual que eles tem aqui.

Pelo que entendo, os americanos vivem para a internet. Compras, pesquisas, estudos, tudo é online e acredito que nesse ponto faz sentido desprezar a mídia impressa. Visitei inúmeros sites de Universidades, de centros de saúde enquanto trabalhava para a Assistech, e percebi que eles são perdidos também na configuração online. Vários layouts desorganizados, difícil acesso aos conteúdos e poluição visual novamente. Mesmo assim o mundo online é muito mais valorizado aqui. Não pára de crescer e isso é mundial. A internet está dominando o mundo e nós continuamos reféns disso.

Deixo alguns exemplos de publicidade americana envolvendo duas empresas num mesmo comercial. Assistam e entendam como a concorrência funciona aqui.

AT&T x Verizon

 

Pepsi x Coke with Jackie Chan







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