O blog começou em 2009 com o registro de uma vida de Au Pair e se tornou referência para outras pessoas viverem a mesma experiência. O blog me trouxe novos amigos e uma série de acontecimentos que dão orgulho demais. Hoje temos aqui um resumo de textos aleatórios sobre qualquer assunto. Boa leitura!

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Cristo Redentor x Estátua da Liberdade

Já falei bastante sobre a Estátua da Liberdade e sobre o Cristo Redentor, mas nunca dei informações específicas. Agora lendo as notícias do dia, vi que o Cristo tem um projeto de luzes refletidas em verde e amarelo e o estádio do Maracanã também, que por sinal deixou o Cristo muito mais lindo. Não sei se já está sendo aplicado, ou se é apenas idéia, mas resolvi colocar alguns dados sobre as duas estátuas pra explicar o porquê me decepcionei tanto com a tal Estátua da Liberdade. Agora sim faz sentido, e acredite, A ESTÁTUA É MAIS ALTA QUE O CRISTO.


Cristo Redentor: "Em dezembro de 2009, o Cristo Redentor foi tombado definitivamente como patrimônio nacional. O monumento, de 38 metros de altura - localizado no Morro do Corcovado, dentro do Parque Nacional da Tijuca - foi inaugurado em 1931. Seu tombamento provisório estava em vigor desde 2008. Localiza-se em um morro com 709 metros acima do nível do mar. No filme 2012, de Roland Emmerich, uma cena que retrata o fim do mundo mostra o Cristo Redentor desabando sobre o Morro do Corcovado durante um terremoto. No dia 7 de julho de 2007, em uma festa realizada em Portugal, o Cristo Redentor foi incluído entre as novas sete maravilhas do mundo moderno. A decisão, após um concurso informal, foi baseada em votos populares (internet e telefone), votação que ultrapassou a casa dos cem milhões de votos. Todavia, o concurso não possui o apoio da UNESCO, que apontou a falta de critérios científicos para a escolha das maravilhas." (Fonte: Wikipedia)



Estátua da Liberdade: "A Estátua da Liberdade (em inglês: The Statue of Liberty; em francês: Statue de la Liberté), oficialmente A Liberdade Iluminando o Mundo (inglês: Liberty Enlightening the World; francês: La liberté éclairant le monde), é um monumento localizado na entrada do Porto de Nova Iorque desde 28 de outubro de 1886. Comemora o centenário da assinatura da Declaração da Independência dos Estados Unidos e é um gesto de amizade da França para com os Estados Unidos. Projetada e construída pelo escultor alsaciano Frédéric Auguste Bartholdi (1834-1904), que supostamente usou sua mãe como modelo. Para a construção da estrutura metálica interna da estátua, Bartholdi contou com a assistência do engenheiro francês Gustave Eiffel (mesmo projetista da Torre Eiffel). A estátua mede 46,50 metros (92,99 m contando o pedestal). Apenas seu nariz mede 1,37 metro. O conjunto pesa um total de 24.635 t, das quais 28 t são cobre, 113 t são aço, e 24.493 t de cimento no pedestal. Com as suas 24.635 t, é actualmente a estátua mais pesada do mundo, segundo o Guiness.[3] Ficou entre os semi-finalistas do concurso das sete maravilhas do mundo moderno. São 167 degraus de entrada até o topo do pedestal. Depois são mais 168 degraus até a cabeça. Por fim, outros 54 degraus levam à tocha. A coloração verde-azul é causada por reações químicas, o que produziu sais de cobre e criou a atual tonalidade. Registros históricos não fazem qualquer menção da fonte de fios de cobre usados na Estátua da Liberdade, mas se suspeita que sejam provenientes da Noruega." (Fonte: Wikipedia)

Resumindo, a Estátua da Liberdade é mais alta que o Cristo sim, porém a sensação de que ela é menor é causada por podermos ver o Cristo de quase todo o Rio de Janeiro, por quilômetros de distância, enquanto a Estátua da Liberdade só se vê num raio de 300 metros. Outra que a forma com que o Cristo é exposto, com essa diferença do nível do mar, ajuda e muito a "aumentá-lo".

É isso aí. Beijos!


6 comentários:

  1. Oi. Legal essa postagem sobre a curiosidade entre os monumentos. Fica uma pergunta: será que ELA é mais alta que ELE por causa do braço erguido e da tocha?

    ResponderExcluir
  2. Faz sentido o que você diz Orlando. Talvez seja maior pelo braço e tocha sim, mas a forma com que o Cristo é exposto, nos transmite a sensação de que é bem maior. E vou te falar, o Cristo é bem mais comovente de ver do que a Estátua. Mas cada um tem sua importância. São dois monumentos que não podem ser deixados de lado. Tem que visitar. Um abraço!

    Marcela

    ResponderExcluir
  3. Estive há pouco na estátua da liberdade e tive a impressão de que ela seria realmente menor do que o cristo - mas aparentemente é só uma ilusão de ótica.

    ResponderExcluir
  4. quero saber a altura dos pés a cabeça... é o que conta...

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante o texto , me ajudou muito no trabalho da escola. Muito obrigada. E sim a impressão que temos é de que a estátua da liberdade é menor que o cristo redentor...

    ResponderExcluir
  6. já fui nos dois, e eu acho o mesmo, q a estátua parece mais baixa, eu acho, q o cristo tem o mesmo tamanho das pernas da estátua!! Bjs 😘😘

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

M's