O blog começou em 2009 com o registro de uma vida de Au Pair e se tornou referência para outras pessoas viverem a mesma experiência. O blog me trouxe novos amigos e uma série de acontecimentos que dão orgulho demais. Hoje temos aqui um resumo de textos aleatórios sobre qualquer assunto. Boa leitura!

terça-feira, 15 de junho de 2010

Copa do Mundo nos EUA

Fernando Lopes. Vídeo Vencedor do Hino Nacional Brasileiro, eleito pelo Yahoo.
Parabéns! Ficou show de bola, ops, de viola rs.

À pedido do meu amigo Airton Portugal nos comentários, o post será sobre como os americanos reagem com a Copa do Mundo. Primeiro que não tem reação alguma rs. Pra eles os esportes de sucesso são baseball e football (futebol americano), então eles nem ligam pra futebol, o nosso futebol, na TV. É Copa do Mundo, mas no máximo você ouve algo como "Ah, nós ganhamos? Legal né?". Eles não se empolgam, não comemoram. Se não sou eu pra comentar sobre o que está acontecendo na Copa, nenhum americano vem me falar. Nas ruas não tem enfeites, nem americano com uniforme do time. Por outro lado, eles sempre mantém a bandeira americana nas casas, pendurada em algum lugar. Não tem muito a ver com patriotismo o fato de não usar o uniforme. Eles são sim patriotas, e muito. Todo canto se vê de alguma forma. Pelo contrário, nós brasileiros, gostamos de usar a camisa e a bandeira, só em época de Copa. Não esquece que unhas coloridas de quatro em quatro anos, não é patriotismo. É modismo. 

No jogo dos Estados Unidos, os comentários foram "Ah, tomara que dê EUA" ou então "E aí, quanto tá o jogo?". Agora se você for pensar em quem é de outro país e está aqui nos EUA durante a Copa do Mundo, aí sim você está falando de um estilo mais abrasileirado. Alemãs, Mexicanos, Brasileiros claro, Argentinos, não importa a nação, eles comemoram com muito mais gosto do que qualquer americano que eu tenha conhecido até agora. As alemãs foram pro bar, claro, afinal alemã adora uma cervejinha rs. Pra qualquer um, que não seja americano, é possível degustar da Copa do Mundo com muito mais força, mas os americanos não se importam. Copa do Mundo aqui é tipo um campeonato de xadrez na TV. Nem todo mundo tem muito saco pra assistir e o resultado é o que realmente importa. Tanto que eles não assistem os jogos, mas dizem "E aí, quanto ficou?". Se eles nem sequer comentam, acha que fecham as lojas? Bancos? Nada. Aqui nada fecha. Não sei como vai ser pra final de Copa do Mundo, mas acho que se o time dos EUA jogar, no máximo vai ser uma paradinha pra ver o segundo tempo.
Nessa terça é dia de jogo do Brasil, e todo mundo fica na ansiedade e no desespero pra saber o desempenho do time e comemorar, mas também tem o lado daqueles que só querem que o Brasil ganhe, pra folgarem mais um dia. Independente do Brasil indo bem ou não, nós continuamos antenados na Copa, porque está no sangue. Aqui? Se os EUA perder, é capaz deles ficarem sabendo quando acabar a Copa, ou então se algum estrangeiro tirar sarro deles na rua.
Tento assistir ao máximo dos jogos, porque EU AMO FUTEBOL e nessa época é tempo de futebol estiloso. Adoro. Tudo bem que essa Copa está um fiasco, cheio de empates e jogos meia-boca, mas mesmo assim, ainda tenho esperanças do Brasil nos trazer orgulho e levantar a taça. Os americanos amam o futebol brasileiro. Disso não tenho do que reclamar. Já falei com vários caras nos bares, nas ruas e eles sabem os nomes dos jogadores, sabem nome de times e os mais conhecidos são: Pelé, Ronaldinho Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho e Kaká. Quando falam do Pelé, nem sei o que dizer direito, só digo que ele foi um ótimo jogador mesmo e que agora trabalha com projetos sociais. É o suficiente né?! Tem uma estátua do Pelé no Museu de Cera em Nova Iorque. Acho o máximo. Do Fenômeno digo que ele joga num time que eu odeio, então não quero falar a respeito, mesmo porque tenho que explicar tudo em inglês rs. Do Gaúcho digo que nem sei muito sobre ele, mas ele joga muito bem. Do Kaká, nem preciso falar nada. Eles sabem muito mais que eu.

Lembrei agora que no Port Authority, o terminal de ônibus em Nova Iorque, fizeram uma decoração com todos os times da Copa do Mundo. Ficou bem bacana. Na parte da África do Sul tem o Parreira desenhado, e do Brasil, o Kaká. Eles não se importam exageradamente como nós brasileiros, mas de algum jeito acabam acompanhando a Copa. Nem que seja ouvindo os gritos de gol do vizinho.

3 comentários:

  1. Essa manhã pensei sobre isso Má, todos os carros na rua, o trânsito de SP pior do que já é, verde e amarelo por todos os lados, fiquei imaginando como seria se estivesse longe como você...é tudo muito louco, bom seria se os brasileiros demonstrassem esse amor todo durante as eleições,né não? rs...

    ResponderExcluir
  2. Eh Má... Esta é a parte ruim de estar tão longe... Aqui parou tudo! Correria e transito para chegar o quanto antes para assistir o jogo. (Como vc já sabe né?) Mas não sei não... cada dia mais carros nas ruas o transito tá cada dia mais caótico... SP um dia vai parar... Bjs! Boa copa!

    ResponderExcluir
  3. É por isso que tô pensando em voltar e morar no interior. Quero paz sabe? Nada desse caos que SP está se tornando. Sobre a Copa, uma explicação que recebi por americano não gostar de futebol, é que é um jogo que quase sempre termina com empate e os americanos não curtem jogos que demoram pra marcar ponto. Repara só, basquete, baseball, football, hóquei, todos são de resultados rápidos. Faz sentido, e nessa Copa então, que quase não tem gol, até eu tô desistindo rs. Beijos gente! Obrigada!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

M's