O blog começou em 2009 com o registro de uma vida de Au Pair e se tornou referência para outras pessoas viverem a mesma experiência. O blog me trouxe novos amigos e uma série de acontecimentos que dão orgulho demais. Hoje temos aqui um resumo de textos aleatórios sobre qualquer assunto. Boa leitura!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Um ano prismático

Toda vez que completamos mais um mês, tento ser criativa pra falar de algo que se encaixe na vida de Au Pair, mas dessa vez a idéia veio quando pensei sobre escrever um livro sobre a minha vida, quando pensava sobre o título. Tudo o que vivemos aqui, morando fora, sentindo saudade, conhecendo lugares, pessoas, me lembra “multiplicação”, e então por que não falar sobre o Prisma?

Não vou dar aula de Física, porque sou péssima em Física, mas não custa nada fazer uma analogia sobre um pedacinho dela com a nossa experiência. Segundo Wikipedia, o Prisma é conhecido como Espato de Islândia, ou Nicol, e é usado pra transformar um feixe de luz natural em luz polarizada. A luz polarizada é diferente da luz normal e não reflete em todas as direções. Somente esquerda ou direita. No Português claro, quando usado um prisma, a luz branca se transforma em vários feixes de luz colorida, promovendo ondas em dois planos, vertical ou horizontal. Aí sim, vem a idéia do texto.

Meninas, Au Pairs, guerreiras e corajosas. Chegamos há um ano atrás sem saber o que nos esperava, sem saber o que poderíamos viver aqui, o quanto poderíamos aprender, sofrer, nos alegrar, tudo relacionado aos nossos sentimentos principalmente. No meu caso, sou a sensibilidade em pessoa, sofro e já sofri muito com o coração e com a saudade do Brasil. Claro que é uma honra viver tudo isso, mas não é tão fácil quanto parece. Chegamos aqui como luz branca. Uma luz normal, padrão e “sem graça”. Encaramos o desafio de atravessar um prisma, o desconhecido, um mundo novo e maravilhoso. Essa trajetória ficará pra sempre em nossas mentes, nos nossos arquivos, nas nossas fotos, no nosso dia-a-dia. Vamos nos lembrar de tudo, tudo com muita saudade e muito orgulho também. Muitos vão sempre comentar sobre as viagens, outros sobre a educação americana, outros sobre a comida horrível, outros sobre as baladas assustadoras e outros vão sentir tanta falta que vão voltar pra visitar, seja os amigos ou a própria família que nos hospedou.

Chegamos sem graça, e estamos voltando com muita luz transformada. Nosso mundo que era branco, normal, ficou mais colorido. Mesmo pra quem extendeu mais um ano, seis meses ou pra quem volta agora, as oportunidades serão maiores e a saudade será sentida por ter vivido tudo isso. Foram doze meses de muita diversão, de novos amigos, amigos temporários e amigos duradouros também. Passamos muito frio, mas conhecemos a neve. Passamos vergonha com o inglês, mas aprendemos outra língua. Passamos medo, sentimos saudade de estourar o peito, mas no fim valeu muito à pena. Vencemos uma etapa, ultrapassamos barreiras e agora, só nos resta dizer “eu morei nos Estados Unidos por um ano”. Tem noção do quanto pesa isso? “Estudei nos Estados Unidos”. Tem noção do quanto isso vai pesar na sua carreira profissional? No começo pode ser que pareça difícil achar o emprego dos sonhos, porque agora não vai ser fácil se contentar com pouco, mas e daí? Pra quem morou esse tempo todo vivendo tudo o que vivemos, o tempo é “fichinha”. Aprendemos que com o tempo é possível se machucar e se curar, é possível estudar coisas que um dia odiamos no colegial, é possível lidar com a saudade e ao mesmo tempo lidar com a distância. Tempo não será mais um problema. Ele é nosso amigo, e se não for logo de cara, ainda assim conseguiremos algo que valha todo o esforço vivido. Realmente como o prisma, só nos resta duas direções, e não é de vertical e horizontal que estou falando. Estou falando do destino. Agora quem quiser extender, fica, quem não quiser, parte, volta pro nosso belo Brasil. Mesmo com trânsito, com a falta de segurança, com a maluquice toda que existe lá, é de lá que saímos e é pra onde devemos voltar. Povo animado, caloroso, pouco dinheiro no bolso, mas feliz. E é assim que funciona, você vence uma etapa, e aparecem inúmeras outras. Vamos à luta e vamos vencer.

Perdemos Carnaval, Natal, Ano Novo, Festa Junina, Copa do Mundo, mas contra isso, conhecemos muitos lugares que nenhuma data comemorativa no Brasil poderia nos oferecer. Tomamos muitas Heineken, andamos muito de trem, tínhamos o nosso carro automático, pisamos em Nova Iorque. Puta que pariu, nós pisamos em Nova Iorque. Estátua da Liberdade é mínima perto do Cristo Redentor, mas teria como saber assistindo os filmes que nos enganam? Não, não tinha como. Ficamos cara a cara com ela pra poder dizer isso com gosto. Fomos pra Casa Branca, outros viajaram pra Califórnia. Caramba, nós fomos pra Las Vegas. Agora você pode comparar lugares, países, culturas sem alguém te contestar. Você morou na terra do tio Sam, lugar onde muita gente gostaria de pisar e não tem a chance.

Meninas, somos prismas, refletimos cores. Transformamos o branco numa bandeira colorida. Vencemos nós mesmas, superamos nossos obstáculos e não há ninguém nessa vida que possa tirar todas as lembranças da sua mente. Parabéns pra nós. Parabéns por ter amor, carinho, coragem, satisfação e orgulho. Se você acha que deve ficar mais, fique. Não tem problema continuar a multiplicar todo o seu conhecimento e vontades. É aprendizado. Podem te tirar a vida, mas ninguém te tira o conhecimento. Viver aqui é pra gente forte, pra gente que sabe lutar pelo o que quer e nós completamos uma das etapas mais importantes, agora só depende da gente continuar a multiplicar esse prazer de viver, encorajar outras pessoas, servir de exemplo.

Um ano, doze meses, trocentos dias únicos e bem vividos. Seja com dor, com alegria, não importa. Nossa passagem por aqui foi uma vitória, e ainda existe muito pra se dedicar, seja aqui, seja no Brasil. Se você tem medo de chegar no Brasil e se sentir perdido, esqueça. Medo te bloqueia. Abra seu coração e siga seu caminho. O inusitado é interessante, e arriscar é a melhor vivência pra alguém. Arrisque, supere-se sempre. Por falar em arriscar, arrisquei pagar um mico gigante, porque sei que muita gente vai ler esse post. Fiz uma música brincando com o nosso “um ano”, e deixo pra vocês ouvirem. Espero que gostem e divirtam-se, afinal, a vida é uma brincadeira gostosa feita de chocolate. Quanto mais se vive, mais se aprende e se acalma.

Have fun!

Música: Um ano nos States

Quando você pensa em viajar por um dia
Parece que tudo vai ficar bem
Se você decide ficar um mês, ah! Aí começa a complicar
Fico mais um mês ou renovo pro ano que vem
Tanta coisa eu quero agora, mas no fundo quero ir embora
Viajei pra vários lugares, falando essa língua estranha
Dos micos perdi as contas, os amigos já nem conto mais
Pisei na Broadway e no Empire
Até com a Estátua me encantei
É, na Califórnia me acabei
Vegas ficou pequena, em DC pose pra Casa Branca
Duvido depois de um ano você se esquecer
Se ainda não viu de tudo, volte pra conhecer
Cruzei o mapa, senti saudades, chorei pra aprender
Sem medo de desafios, o globo vou percorrer
Se você se acha fraco, more fora pra amadurecer


5 comentários:

  1. LINDOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    PARABENS A TODAS NOS!

    SAUDADE!
    BEIJOS,
    BRUNA

    ResponderExcluir
  2. Puta que pariu!!!que orgulho da minha amiga!
    Caraca... 1 ano e parece que faz muito mais, por tudo que já viu e viveu...Parabéns Má!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Parabens Ma...

    Parabens a todas nos que superamos esse desafio.

    Adoro o seu blog, mas dessa vez naum vou te perdoar.... estou chorando ate agora depois de ver o video.... MUITO BOM !!!

    Continue escrevendo, afinal temos mais 1 ano pela frente.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. BRAVO BRAVO BRAVO!!! Desculpe a demora para ler o texto....meninas ficou simplesmente PERFEITO!!! Reflete tudo o que passamos neste uma no!!! PARABENS para todas....isso nao e para qualquer um, por isso que eu ADORO!!! Somos fortes, guerreira e com certeza esta sendo a melhor experiencia de toda a nossa vida!!!

    parabens parabens!!!

    Ma...arrassou...a musiquinha entao!!! Melhor nao comentar!!!

    Bjosssss

    ResponderExcluir
  5. Lindo Má, me emocionei...
    Congratulations, vc é fera.
    bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

M's