O blog começou em 2009 com o registro de uma vida de Au Pair e se tornou referência para outras pessoas viverem a mesma experiência. O blog me trouxe novos amigos e uma série de acontecimentos que dão orgulho demais. Hoje temos aqui um resumo de textos aleatórios sobre qualquer assunto. Boa leitura!

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Não deixe o peixe beber na praia

Twitter é a minha segunda vida online, depois do blog. Navegando nessa quinta-feira, trocando tweets com a Leticia Belchior, vi que ela começou a publicar sobre o que temos aqui nessa vida americanizada. O que encontramos por aqui, nos Estados Unidos, que muita gente nem faz ideia? Como é o uso de bebida alcoólica? E New York, como é? Trocando informações com ela, fica a lista editada que essa garota "foda, brasileira, viajante, justiceira e pegadeira", Leticia Belchior, escreveu. Definição publicada pra ela e por ela, mais que merecida. Ela é show.

Conclusões não precipitadas, mas vistas, vividas e viajadas:

- Levar o ingresso do show no Ipod e no Madson Square Garden eles escaneiam do Ipod mesmo! É demais!

- Aqui garrafas de plástico e latas (não amassadas) valem dinheiro. $0,05 cada. Você mesmo leva e a máquina te dá o cupom.

- Quando você compra bebida alcoólica em "self checkout" (auto-compra), a máquina apita pedindo pra você mostrar sua ID (documento com foto, identidade) e alguém vem conferir.

- O imposto é diferente em cada estado. Em NY é 8,45%, Illinois e Hawaii 10%, Flórida e Connecticut 6%. Em Pittsburg-PA não cobra taxa de roupas.

- Que mais?! Você não pode estacionar em frente ao Hidrante, é multa na certa. Já levei uma (a Leticia)! Aqui muito lugar pega fogo. É tudo de madeira, calooor!

- NYC, White Plains e Chicago, tem muita sirene. O tempo todo, muito barulho. Aqui em casa dizem que é sinal de segurança. Então tá, né?

- Não pode beber bebida alcoólica na praia. Por que? Eles pensam que não é seguro beber e ir pro mar. O que eu acho? Faz sentido. Só não é a nossa cultura.

- Crianças aqui tem noção do que é seguro, do que é saudável (aqui em casa). Desde cedo eles sabem. Cinto de segurança e cadeirinha no carro.

- A gorjeta nos restaurantes vai de 15% a quanto você quiser dar. Nos táxis é de 10%, acima. Não é educado não dar. Garçons vivem disso.

- Tem multa pra quem joga bituca ou chiclete pelo vidro do carro. É a tal da "gum ticket".

- NYC mesmo sendo barulhenta como é, tem placa em toda esquina "$350 Fine. Don't horn". É proibido buzinar.

- Pouquíssimos carros aqui não são automáticos, nunca vi um não ser. Não há radares nas estradas que poucas vezes são ruins, mas tem.

- Só não sei se o Deus brasileiro é diferente do Deus que olha aqui, mas aqui a qualidade de vida é maior. E pode chorar, tão melhor sim. E o Brasil tem um monte de qualidades, mas na educação que é a base, pode sentar e chorar. Corrupção e jeitinho brasileiro? Andam juntos.

- Pedágio se paga também arremessando as moedas sem ter cancela. Se der problema, buzina e alguém te ajuda. $25 multa pra quem não paga!

- Fui de NY ao Canadá pagando apenas 1 (um) pedágio de $5,50, 500 milhas. Pedágio de Alphaville, explica?

- NY é infeliz na geografia. Plantação boa, só de maçã. De onde vem o "Big Apple"? Sucos? 5 tipos. Laranja, uva, framboesa, maçã e limão.

- Suco só artificial. O de limão é em pó e líquido. Maçã é terrível. Laranjas vem do Brasil e da Flórida. Uva parece brasileiro. Framboesa? ECA!

- Tem muita gente gorda, mas realmente não vejo muitas, nem muitos fumantes também. Bebida na rua, não pode. Em Chicago pode. Bebida alcoólica só no porta-malas.

- Comida boa não é tarefa fácil, é o pior do País. Aqui em cima pelo menos. Padarias? No way. Delícias? Só Cheese Cake e Dunkin Donuts.

- Praia boa: Califórnia, Flórida e Hawaii. Aqui as praias são feias e tem que pagar. É o maior absurdo da vida. Eles querem dinheiro, nós diversão. É o fim.

- Aqui, concorrência em cia aérea é muita. Você viaja barato e justo. É por isso que eu viajo muito e também porque gosto. EM dólar, né? Vai mais longe.

- Que mais, God? Eletrônicos, roupas, TUDO É BARATO! Mas não frutas, baby! Só na parte sul do País. Onde tem praia e não neva.

- Os sapatos melhores e mais bonitos, pra mim, são os do Brasil. Polo Ralph Lauren aqui também é caro, mas no geral, é preço de C&A. Impressionante.

- Esquilos, gambás, coelhos, veados e mais um que tô esquecendo (deve ser guaxinim), fazem parte da vizinhança. Você vê em todo lugar. Veados se vê mais na beira da estrada.

- Policiais? Em todo canto. Fato. Não passar em farol vermelho. Tem sempre um policial escondido. Eles saem do esgoto. Uns são estúpidos e lindos!

- Você pode muitas vezes virar à direita no farol vermelho. É só ter atenção. Aqui placa de PARE não é pra olhar e ir. VOCÊ TEM QUE PARAR, 3 segundos e vai.

- Essa cidade que aparece onde estou agora (Scarsdale, NY) que não é a minha, é onde foi gravado "Esqueceram de mim" e é onde Jay Z e Beyoncé tem casa. E eu com isso?

- É tudo exatamante igual filme, como "Esqueceram de mim" e "Show de Truman". Cenários e situações parecidas.

- É sabido que americano se acha o melhor do mundo e um amigo disse que isso é ensinado na Escola. Não acho que são, mas tem uma educação boa.

- Eu conheci uma pessoa de 26 anos que nunca tinha viajado de avião. Eles, tenho a impressão, não saem da bolha deles pra conhecer além.

- Muita gente não sabe nem onde é SP. Acha que brasileiro fala espanhol, é muita ignorância, mas não dá pra generalizar, uns pensam assim.

- Eu não conheço crianças mais bem educadas que as que moram comigo. O pai é um Hommer, tem umas bolas foras, mas OK. São ótimos.

- Criança pra brincar com outra criança, tem que ligar e agendar. Fazer o famoso "playdate" e com hora marcada e contada.

- Fato: Judeu tem mais em NY, New Jersey, Philadelphia e Boston que em Israel. Ouvi dizer que só a população judia de NY já bate Israel. Judeus ortodoxos não são os de cabelos com cachos, minha familia nao usa e também é. Mas são Kosher, só comida com símbolo U, D e K. Dentro de um círculo essas letras, significa que é aprovado pela comunidade judaica e que eles podem comer. Parve (K) é desprovido de leite e carne. Judeu não mistura carne e leite, por um representar morte e outro vida. Aqui em casa, até material de limpeza tem de ser Kosher. É estranho no começo, não é minha religião, mas eu respeito. São opções. (Esse item serve para nós duas, pela diferença que a Leticia pode cozinhar outro tipo de comida, e eu não.)

- Sistema de saúde aqui é complicado. Caro e o público é até onde sei, precário. O filme do Michael Moore, "Sicko", mostra bem a realidade.

- Quando eu cheguei, vi muitas geladeiras no supermercado. MUITAS, ou seja, comida congelada? Tem bastante. Mas tem muitaaaaa coisa fresca também.

- A Capital de NY NÃO É Manhattan ou NYC, é Albany, no Norte do Estado, direção à Montreal, CA. Brooklyn é um bairro de NYC, mas tá fora da Ilha.

- Me parece assim, não tô certa, que nem pelo lance de reciprocidade, mexicano precisa de visto pros EUA, mas americano pro México, não.

- Uma melancia aqui chega a custar $10 e um mini abacate, $2 cada.

- Os melhores shows sempre estão em NY! Cada cantor sempre fala algo especial sobre NYC. É sensacional poder morar aqui e ouvir isso.

- NOSSA! LEMBREI! 3 limões, aqueles verdes pequenininhos, por 4 DÓLARES! Caipirinha pra que gente?! rs.

E cada dia se descobre mais coisas.
Leticia, muitíssimo obrigada pelos tweets e continuamos firmes e fortes.

Beijo galera! Comentem. (não por e-mail rs)



Um comentário:

  1. Niiiiice! a little more knowledgeable about the American... culture?..(no, that's a very complex and misunderstood term).. way of life.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

M's