O blog começou em 2009 com o registro de uma vida de Au Pair e se tornou referência para outras pessoas viverem a mesma experiência. O blog me trouxe novos amigos e uma série de acontecimentos que dão orgulho demais. Hoje temos aqui um resumo de textos aleatórios sobre qualquer assunto. Boa leitura!

quarta-feira, 17 de março de 2010

Por que as pessoas mentem?

Quem disser que nunca mentiu, acabou de cometer a primeira mentira. Todo mundo mente e nem é preciso assistir “House MD”, o seriado do médico que diz que realmente todo mundo mente, pra saber que isso é verdade. Seja pro chefe, pra mãe, pro parceiro (a), é fato que já existiu uma mentira. Resolvi escrever sobre a mentira, porque é o tema que estamos abordando no curso. A cada dia é um assunto novo e esse é bem polêmico e extenso.

A mentira tem um tamanho, tem propósito, tem foco. Quem mente espera ganhar algo em troca com isso, e confirmamos isso pelos artigos que lemos e pelo convívio e experiência de vida mesmo. Tem gente que mente pra ficar em casa e não ter que trabalhar, tem gente que mente pra não estudar, ou pra não ter que comer algo horrível sem desagradar alguém. A mentira vem também pra amenizar a dor, pra se sobressair, pra não “ficar de fora”, pra parecer bacana. A mentira existe também pra maldade. Infelizmente tem pessoas que sentem prazer em mentir pra prejudicar alguém. O que ganham com isso? O prazer interior e satisfação. É ridículo, mas do ser humano tudo se espera.

Quando falamos de uma criança, é importante ensinar que a mentira é algo ruim, mas quando a criança disser uma verdade, e essa verdade for muito séria, tente punir de uma forma madura. Exemplo: Some um pedaço do bolo que estava na cozinha. Daí você diz, “Fulano, você pegou um pedaço do bolo?”. Ele vai dizer “Sim”. Então você resolve punir, colocando de castigo, ou algo assim. Qual o resultado disso? Na próxima tentativa de pegar um pedaço de bolo e você questinar novamente, a resposta vai ser “NÃO”, porque a criança não vai querer ser punida de novo. Analisando isso, é importante saber como explicar que algo feito foi errado ou não. A criança reflete o que você transmite. Quanto mais você gritar, mais ela grita também. Quanto mais besteira você falar, ela vai falar também. A criança é o seu espelho.

Voltando no foco “mentira”, é válido lembrar que a mentira causa dor, frustração, e tem vezes que a mentira vira verdade de tanto que martelam garantindo ser verdade, daí vira felicidade. Auto-felicidade, porque para os outros, não é bem assim que funciona.

Eu mesma já machuquei alguém com a mentira, e já me machucaram também, e a cada experiência do tipo, aprendo a dizer a verdade. A pior coisa é viver de uma máscara, pois como sabem, um dia ela cai. E quando isso acontece, fica feio pra você.

Nos artigos que li, confirmam que os adolescentes (americanos) gostam de mentir muito. Mentem na escola, mentem pros pais, pros colegas, mas isso até entendo. Adolescente está na fase de descobertas, então sempre procuram um meio de escapar das artes que fazem e partir pra outra sem punição. Isso é parte da culpa dos pais também. Educar é algo complexo e é normal que cometemos falhas. E outra também que os filhos gostam de fazer o que os pais querem que eles não façam. Aí já envolve que educação não é a chave do sucesso. Confuso não?

O importante é que vocês saibam que o mundo é recheado de pequenas e grandes mentiras e que o resultado pode ser tão efetivo, que te destrói. Seja emocionalmente, psicologicamente ou fisicamente.

Quem mente, vive uma ficção, quem fala a verdade, sofre. Melhor viver numa fantasia ou aguentar todos os tapas na cara? Prefiro apanhar, uma hora cria cicatriz e a gente aprende.


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Linda,

    Adorei seu texto, muito verdadeiro, muito bem feito, muito mesmo!!!

    Um beijo no coração com muita intensidade.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

M's