O blog começou em 2009 com o registro de uma vida de Au Pair e se tornou referência para outras pessoas viverem a mesma experiência. O blog me trouxe novos amigos e uma série de acontecimentos que dão orgulho demais. Hoje temos aqui um resumo de textos aleatórios sobre qualquer assunto. Boa leitura!

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Parabéns São Paulo


São Paulo comemora mais um aniversário, e merece os meus parabéns. Uma cidade que tem todos os tipos de comidas do mundo, que tem miscigenação peculiar e que, afinal de contas, acolhe todos os tipos de pessoas sem problemas. Claro, São Paulo não tem problemas, tem? Polo comercial e de grande importância nos negócios, São Paulo está sempre de portas abertas para receber estrangeiros, empresários, entre outros. Mas se for falar da classe alta, gente com dinheiro e que consegue se sobressair das piores situações, não estou falando de São Paulo. São Paulo é terra de ninguém. O que particularmente era um sonho, um lugar de alegria e de crescimento, hoje é um pesadelo. São Paulo merece os meus parabéns pela falta de vergonha na cara de superiores que não fazem nada pela cidade. Parabéns senhores pela vergonha que essa cidade se tornou. Hoje me sinto insegura e cansada de tanta violência. Mesmo que eu não esteja envolvida (graças a Deus) na maioria das cenas que vejo diariamente na cidade, sinto muito pela ignorância das pessoas, pela falta de educação, pelas brigas, acidentes de trânsito, ameaças e assaltos em geral. Bandidos tomaram conta da cidade e pra ajudar a chuva veio com tudo e está acabando com as vidas de muitas famílias. Se você ensina seu filho a não falar palavrões, pode ficar tranquilo, a cidade ensinará. A cada má-criação, todos falam mal. Falar mal alivia o estresse aderido na cidade, do tumulto, da falta de normas e regularização. Mas os palavrões são de menos, o que me preocupa mesmo é a violência física, a grosseria que resulta em mortes, pancadaria e limitações. Já amei São Paulo de uma forma que nem tenho como descrever, mas hoje esse amor se tornou ódio, uma raiva sem tamanho pelas limitações que a cidade oferece. Sair à noite só se for tudo muito bem calculado. Ao mesmo tempo em que corro o risco de sofrer um acidente com o bando de doentes bêbados por aí, corro o risco de ser assaltada e passar a noite na delegacia.  A noite não é apenas uma limitação, mas bandido não tem mais hora para agir. De manhã, de noite, à tarde, enfim... Você luta para conseguir algo e esses marginais aparecem e acabam com o seu dia. Ah São Paulo, onde estão os policiais? Fazendo parte de quadrilhas, aumentando o tráfico de drogas, dominando pontos específicos que nos assustam. Ao invés de nos proteger, muitos dos policiais ajudam os ladrões. Tropa de Elite não é apenas um filme, acredite. Falando assim, os apaixonados pela cidade vão criticar e dizer que São Paulo é uma cidade linda, maravilhosa e encantadora. Não tiro a razão dessas pessoas, pois já passei por esse sentimento, mas convenhamos que hoje em dia SP não nos oferece liberdade de viver. Parabéns São Paulo, parabéns por me oferecer novos caminhos, novas oportunidades e me fazer enxergar que existem muitos outros lugares para viajar e fugir dessa selva de pedra. Parabéns São Paulo por me permitir procurar por outras cidades que me faça ficar em paz e esquecer a zona que isso aqui se tornou. Parabéns governantes por tornar essa cidade fantástica numa ilha do medo. Mesmo com a experiência que tenho de outros países, jamais compararei SP com Nova Iorque ou Quebec, afinal de contas cada país tem a sua força, a sua política e estrutura e cada um sabe o que faz com tudo isso. São Paulo é uma cidade gigante e levará muito tempo para organizar tudo isso. A impressão que tenho é que isso aqui vai virar uma guerra onde o crime vencerá. O crime não parte apenas das violências das ruas, mas também da política. Não se vê investimentos em vias públicas, em moradia para pessoas de baixa renda, em transporte. Puta que pariu, o transporte. Perdão pelas palavras, mas o cidadão paulista é transportado em condições piores que animais, que carga de materiais para construção. Além disso, é preciso acordar super cedo pra chegar ao trabalho. Você se arruma, sai todo cheiroso e chega no trabalho parecendo um espantalho. Metrô, ônibus, enfim. Quem trabalha de carro, sofre com o trânsito e as agressões verbais. Quem trabalha de moto, divide espaços que nem sequer existem e quem trabalha de bicicleta, adere a qualidade de vida não sei onde, respirando esse ar podre que acarreta problemas respiratórios e dividindo espaços míseros correndo riscos de atropelamento em cada esquina. Ah São Paulo, parabéns. Meus parabéns pela indignação, pela insegurança, pela insatisfação. Se você se sente feliz aqui e seguro, meus parabéns são pra você. Você é um exemplo da omissão de valores e da proteção desconjuntada que esse lugar possui. São anos e anos esperando resultados e eles vieram: “A criminalidade tomou conta da cidade e a sociedade põe a culpa nas autoridades...”. Parabéns São Paulo! Muitos anos de vida, pois nós cidadãos, morremos um pouquinho dia após dia. E olha que eu nem vou me arriscar a falar da Copa. Um abraço! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

M's