O blog começou em 2009 com o registro de uma vida de Au Pair e se tornou referência para outras pessoas viverem a mesma experiência. O blog me trouxe novos amigos e uma série de acontecimentos que dão orgulho demais. Hoje temos aqui um resumo de textos aleatórios sobre qualquer assunto. Boa leitura!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Parada Gay em NYC x Parada Gay em SP
















Assim como em São Paulo, aconteceu no domingo a Parada Gay em New York City. É a segunda vez que participo e dessa vez a organização foi um fiasco. Ao invés de fechar uma única avenida e seguir em frente, não. Eles fecharam ruas paralelas e se encontravam na quinta avenida. De repente você andava mais um pouco e as ruas estavam bloqueadas. Os pedestres eram obrigados a dar voltas pra chegar do outro lado da rua.
Tentamos seguir pela Hudson St e chegar num dos bares gls que recebia a galera do evento. Era só seguir reto, mas o bloqueio das ruas nos fez ficar andando em círculos. Muito mal feito.

A Parada, o desfile em si foi bem divertido, e na minha opinião os americanos ainda demonstram interesse pelos assuntos homossexuais como casamento, família, direitos iguais, enfim. E isso você consegue notar no evento através das placas, da divisão dos grupos e etc. Na semana passada o casamento gay foi aprovado em New York City. Você que acompanha o blog, talvez se lembre que elogiei muito o Brasil quando soube da união homoafetiva aprovada antes de NYC. Agora ambos estão um passo à frente.

Infelizmente a Parada Gay, evento voltado para uma luta de direitos iguais, se tornou uma grande festa colorida. No domingo a Parada Gay de São Paulo reuniu cerca de 4 milhões de pessoas e as notícias que li foram "Travestis desfilam na Paulista"; "Menores de idade são flagrados alcoolizados"; "Go-Go Boys se exibem nos trios na Paulista"; entre outros temas. Agora me diz, qual tema foi abordado na Parada Gay de São Paulo? Que tal se a mídia ajudasse um pouco mais ao invés de investir em manchetes pejorativas ou supérfulas? Por quais direitos ou por qual motivo específico o "orgulho gay" dominou a principal avenida de São Paulo? Simplesmente por ser gay? O orgulho de ser gay ou hétero vai além de uma festa grande como essa. Tanta coisa pode ser exposta e discutida. Ano que vem estarei em São Paulo pra poder falar melhor sobre, mas me lembro bem que quando participei o motivo da galera era a festa e ponto.

A Parada em NYC tinha trios (não eram barulhentos como no Brasil, que torna um pouco chato por sinal) dividos por assuntos como:
- Ei, ei, ei minha família é gay.
- Você sabe o que muito gay? Minha família.
- Legalize Gay.
- Africa.
- Casamento de pessoas do mesmo sexo.
- Chase (homenagem dos funcionários do banco).
- Europa
- Atletas Gays
- Boxeadores Gays
- Animadoras de Torcida
- Paz, e muito mais.

Os assuntos foram os mais diversos, não deixando o evento em vão. Em cada bloco era possível definir um objetivo. A organização das ruas foi muito mal elaborada, mas como todo evento coletivo que participo em New York, os americanos estão de parabéns. Sempre participam com intensidade. Sacadas decoradas, bandeiras por todo lado, a cidade era um arco-íris gigante. Se eu voltaria pra Parada aqui em NYC? Não. Talvez pelos objetivos e pelo conceito em si, mas pelo evento num todo, não tenho vontade. Talvez se eles fechassem apenas UMA rua, até faria o sacrifício. Do contrário não, obrigada.

E São Paulo merece meus parabéns pelo policiamento. Se omitiram eu não sei, mas os números foram muito mais favoráveis dessa vez. Menos furtos, roubos, coma alcoólico, menos imprudências. Aos poucos as coisas vão se acertando e quando perceberem que a Parada em SP resulta em cifrão, em turismo, em milhões de visitas na cidade, e isso só traz lucros e mais lucros, a cidade só tem a ganhar. O foco da Parada precisa ser reestabelecido. Já pensou no ano seguinte 5 milhões de pessoas na Paulista lutando por um objetivo e se divertindo? O Brasil pode ser um dos responsáveis de uma das maiores festas do mundo. Os números estão aí pra provar.

Obrigada NYC, mas São Paulo tende a se tornar sucesso absoluto. Só falta uma pitadinha de "direitos, causas e conflitos". Muitas pessoas morrem, brigam, são expulsas, sofrem por ser o que são. Fica aí uma dica pro combate à homofobia do próximo ano. Menos violência... aí sim seria um puta motivo de "orgulho", seja ele de quem for.

Pra fechar o post a frase da caneca torta, no Castro em San Francisco:
"I'm so gay that I can't even drink straight".

Beijo olhapins!





- Posted by my iTouch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

M's