O blog começou em 2009 com o registro de uma vida de Au Pair e se tornou referência para outras pessoas viverem a mesma experiência. O blog me trouxe novos amigos e uma série de acontecimentos que dão orgulho demais. Hoje temos aqui um resumo de textos aleatórios sobre qualquer assunto. Boa leitura!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

União Homoafetiva no Brasil

(Castro, San Francisco - California)


O Brasil ainda não é um país de primeiro mundo, mas deu um passo de gente grande nessa sexta-feira dia 5 de maio e deixou, com certeza, outros países de queixo caído, inclusive os Estados Unidos.  

A aprovação da união estável homoafetiva é um avanço para o fim do preconceito e da intolerância. Nem nos Estados Unidos que tem uma das maiores comunidades homossexuais do mundo e considerável respeito, tem tal lei aprovada em todos os estados.

Em Distrito de Columbia já é permitido o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Nos Estados Unidos os estados são autônomos, portanto cada qual tem seus projetos para mudar as leis. Em Massachussetts, New Hampshire, Iwoa, Connecticut, Vermont e Califórnia existe a tentantiva de pluralidade e mudança das leis, mas ainda não tem resultados tão surpreendentes como o que tivemos no Brasil. Todos buscam a união estável entre pessoas do mesmo sexo.


"União estável é um princípio constitucional que diz respeito à aposentadoria, à repartição de bens, à segurança previdenciária. Em várias países, como no México e na Argentina, há toda uma mudança da legislação no terreno dos direitos civis para o reconhecimento de direitos civis entre pessoas do mesmo sexo."

Segue texto de Gilberto Dimenstein na Folha de São Paulo:

"A Parada Gay venceu o deboche

O Brasil está dando uma aula de respeito à diversidade com a decisão do Supremo Tribunal Federal de reconhecer a união estável entre casais homossexuais. É daquelas decisões que chamam a atenção mundial para os avanços de um país.
Um dos fatores, entre vários, para entender por que um país católico, onde os políticos temem as igrejas, chegou tão longe tem a ver com a Parada Gay, lançada na avenida Paulista. A parada trouxe milhões de pessoas para uma única manifestação --mais do que o Dia do Trabalho, por exemplo. Em nenhum lugar se junta tanta gente para afirmar um direito. Nada parecido existe em cidades gays como Nova York ou São Francisco.
De São Paulo, esse tipo de manifestação, embora com menor força, se expandiu para outras cidades. Formou-se, então, uma visão palpável de uma comunidade forte e que deveria ser levada em conta.

A parada gay, que começou cercada de deboche, mostrou que, com alegria e descontração, se produzem resultados sérios.

É mais um fato para mostrar que, por causa da diversidade e da criatividade, São Paulo está reafirmando sua imagem internacional como uma cidade interessante."



Palavras dos Ministros do STF por ocasião da votação da união civil gay:
"Para ser digno, há que ser livre. E a dignidade perpassa a vida da pessoa em todos os aspectos. O que é indigno leva ao sofrimento socialmente imposto." - Min. Cármem Lúcia 
"O homossexualismo é um traço da personalidade, não é uma ideologia nem uma opção de vida." - Min. Luiz Fux
“Oito [votos] a dois, sete a três... Esperávamos de tudo. Mas 10 a zero lavou a nossa alma” - Tony Reis, Presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais



Parabéns Brasil por esse belo passo de cidadania. 

Vídeo sobre a aprovação: 





Não, eu não estudo Direito e nem entendo metade dessas palavras citadas, mas uma coisa posso te dizer com certeza... eles sabem do que estão falando e o resultado é o que me importa. Parabéns Ministros pela demonstração de caráter e de respeito. 

Um comentário:

  1. Até que enfim fizeram algo realmente importante e que nos enche de orgulho.

    Na boa...acho absurdo esse tipo de discussão ainda existir, cada um é livre pra fazer o que bem entender...quem sabe com isso os imbecis, de mente fechada, possam perceber que moral na cara não tem nada a ver com opção sexual.
    =) Fê Definis

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

M's